Dr. João Paulo Brighenti

Quem deve fazer avaliação cardiológica pré-operatória?

Antes de qualquer cirurgia, é importante realizar uma avaliação completa do paciente para identificar possíveis complicações e garantir o sucesso da cirurgia. A avaliação cardiológica de risco cirúrgico – pré-operatória – é uma parte importante deste processo, pois avalia a função cardíaca do paciente e identifica qualquer condição que possa colocá-lo em risco durante ou após a cirurgia, assim como prepara e equipe para possíveis complicações.

AVALIAÇÃO DE RISCO CIRURGICO

Quando fazer a avaliação cardiológica pré-operatória:

A avaliação cardiológica pré-operatória deve sempre ser feita antes de cirurgias de grande porte, ou seja, aquelas que mexem diretamente com o coração ou o sistema circulatório, como por exemplo correção de aneurismas de aorta.

Já cirurgias abdominais, ortopédicas, estéticas, devem ser avaliadas individualmente pelo médico cardiologista para medir o risco de realizar cada procedimento, com este indicando os exames necessários para cada tipo de paciente e cirurgia.

Cada tipo de cirurgia possui um risco intrínseco a sua realização (Uma cirurgia de prótese de quadril, possui um risco cardiovascular muito maior do que uma cirurgia de prótese mamária, por exemplo) – e cabe ao médico cardiologista identificar o risco do procedimento e o risco do próprio paciente (Novamente, um paciente idoso e com infartos prévios, possui um risco muito maior do quem um paciente jovem sem doenças prévias).

Após essa analise, o médico solicitará os exames necessários para identificar o risco de cada caso, além de otimizar as medicações para reduzir ao máximo as possíveis complicações que o procedimento possa gerar ao paciente.

Por exemplo, caso o médico identifique que a cirurgia é de alto risco para o paciente, este pode orientar a reserva de um leito de UTI para o pós operatório, assim como prescrever alguns medicamentos específicos durante o procedimento para reduzir os riscos de complicação.


Médico especialista em doenças do coração

O médico especialista em doenças cardíacas, como alterações de Pressão alta, Dor no peito, Infarto, Arritmias, Alterações no colesterol, e etc, e suas complicações, além de prevenção cardiovascular e check-ups, é o CARDIOLOGISTA.

Dr João é médico Cardiologista especialista em doenças do coração, em Joinville e região. Formado no Hospital Hans Dieter Schdmit, tem experiência em tratamento de várias doenças cardiovasculares, sempre com foco no paciente e no atendimento de excelência.


Quais exames devo fazer na avaliação de risco cirúrgico?

Depende. Cada caso é avaliado individualmente (Cirurgia proposta X Estado de saúde do paciente). Na maioria dos casos os seguintes exames são suficientes.

  • Exame clinico completo – História prévia do paciente e exame físico – (Perguntas simples como a capacidade do paciente subir escadas, por exemplo, podem predizer a aptidão de realizar da cirurgia proposta)
  • Função renal
  • Eletrocardiograma
  • Raio-x do tórax

(Lembrando novamente que cada caso é individualizado!)

Meu médico não pediu nenhum exame na avaliação de risco cirúrgico, e agora?

Muita calma nessa hora! Isso pode ser perfeitamente normal – Já que alguns procedimentos não necessitam de exames extras, um exemplo disso são as cirurgias de catarata.

Lembrando que mesmo cirurgias de baixo risco, como catarata e procedimento dermatológicos, devem ser individualizadas em relação ao uso dos medicamentos contínuos. Sempre pergunte ao seu médico se você deve interromper ou continuar usando seus remédios, caso você tenha pressão alta, diabetes ou use medicamentos para afinar o sangue (AAS, Varfarina, etc..).

Por fim, a avaliação cardiológica pré-operatória é uma parte importante do processo de preparação para a cirurgia e ajuda a garantir o bem-estar do paciente durante e após a cirurgia. Se você está programando uma cirurgia, fale com seu médico sobre a necessidade de uma avaliação cardiológica pré-operatória e siga todas as recomendações para garantir o sucesso da cirurgia. Prevenir é sempre melhor que remediar!

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *